Ex -lutador e alfred buqwana morre

Por Ron Jackson

Um dos principais funcionários do boxe da África do Sul, Alfred Buqwana, morreu na terça -feira, ele tinha 79 anos.

Muitos fãs de boxe se lembram de Alfred Buqwana como um excelente árbitro e juiz, mas pode -se esquecer que ele teve uma excelente carreira profissional como peso penas de 1962 a 1975.

Nascido em 12 de outubro de 1941, no estado livre de laranja, ganhou títulos nas divisões de peso -galo e penas como amador.

Conhecido como "Kid Bassie", ele fez sua estréia profissional em seu 20º aniversário no Historic Bantu Men's Social Center, na Eloff Street Extension, em Joanesburgo, vencendo pontos em quatro rodadas contra Wilbert Sithole.

Ele era um lutador movimentado, competindo principalmente no peso de penas, perdendo apenas quatro de suas 22 brigas próximas em locais em Soweto, Durban, Pretória, Springs, Benoni e Port Elizabeth.

Em 28 de setembro de 1968, ele conheceu Victor Tshabalala pelo título vago de penas transvaal no Estádio de Sharpeville em Vereeniging, vencendo em pontos em dez rodadas.

O título Transvaal era bastante prestigiado na época, e ele fez defesas bem -sucedidas contra Tshabalala em uma partida de retorno, Absalom Gule (KO 10), Andries Moloi (W 10) e Caswell Juqula (PTS 10), antes de perder o título para SolomonRamafikeng em pontos mais de 10 rodadas em 4 de abril de 1970 no D.H. Williams Hall em Katlehong.

Ele permaneceu invicto em suas próximas quatro lutas antes de recuperar o título do Transvaal Featherweight em 20 de fevereiro de 1971, com 10 pontos de rodada sobre Andries Moloi em um confronto pelo título vago.

Em sua próxima luta, ele foi superado em oito rodadas de Of The Legends do anel sul -africano Nkosana "Happy Boy" Mgxaji, e depois em agosto de 1971, ele mais uma vez perdeu o título de Transvaal quando Meschack Mncube o superou em dez rodadas.

Em 1 de dezembro de 1973, ele desafiou Mgxaji pelo título leve da África do Sul no Mdantsane Stadium, no leste de Londres, e perdeu em pontos em 12 rodadas.

Mgxaji se tornaria um dos grandes lutadores do boxe sul -africano em uma carreira de 101 brigas.

Após essa perda, sua carreira começou a desacelerar, em brigas contra Victor Mpiyakhe (W 6), Joseph Tsotetsi (D 6), Reggie Hilmer (W 6), Tsietsie Maretloane (L 6) e, em sua última luta em 30 de agosto1975 No anfiteatro Jabulani, em Soweto, ele ganhou pontos em pontos mais de quatro rodadas contra Louis Mbokazi para terminar com um recorde de 44-14-11: 3, perdendo apenas duas lutas dentro da distância.

Ele foi treinado por Theo Mthembu no famoso Dube Boyz Club.

Depois de se aposentar do ringue, ele se tornou um oficial do anel e atuou como juiz e árbitro na região de 200 lutas.

O destaque de sua carreira foi quando ele foi um dos juízes da luta do Campeonato de Pesos Pesados IBF/WBC/IBO em 8 de junho de 2002 entre Lennox Lewis e Mike Tyson na Pyramid Arena, em Memphis, Tennessee.

Alfred recebeu o Prêmio de Realização vitalícia do Presidente Thabo Mbeki e também foi homenageado pela Comissão de Controle de Boxe Provincial de Gauteng em 1999.

Conheço Alfred há muitos anos e sempre admirei esse movimento esbelto e aparado do árbitro ao redor do ringue e sentirei falta de muitas conversas nos torneios.

Patterson supera a cerimônia de indução do Alabama BHOF
Chaney, Rivera Victorious em Worcester

Principais notícias de boxe

POR FAVOR LEIA
Temos algumas regras para tornar nossa seção de comentários mais agradável para todos.
1. Mantenha os comentários relacionados ao boxe.
2. Seja respeitoso, educado e mantenha -o limpo.
3. Ataques pessoais não serão tolerados.
As postagens ofensivas serão removidas.
Os criminosos repetidos serão colocados com moderação.
  • RIP Alfred Buqwana.Muito triste.Eu nunca o vi boxe.Que referência elegante e figura no boxe SA.

  • >