Por Ron Jackson
O ex-campeão dos pesos-penas da IBO Ludumo Lamati, de Mdantsane, que agora luta fora de Gauteng, retornou à ação pela primeira vez desde 19 de junho do ano passado, para marcar uma decisão unânime de dez pontos unânime sobre o Tanzanian Haidari Mchanjo no Booysens Boxing Club em Booysens, Joanesburgo na tarde de domingo, em uma luta internacional de penas júnior.
As pontuações foram 97-92 e 100-90 duas vezes.
Outro cinturão foi apresentado à multidão de cintos de boxe em todo o mundo quando foi anunciado que o vencedor seria apresentado ao cinto do WBC Ubuntu.
O Lamati (55,32 kg), de 30 anos, usando toda a sua altura e alcance as vantagens e o boxe por trás de um jab esquerdo educado, manteve o Mchanjo muito menor (55,04 kg) do lado de fora durante toda a luta.
Lamati (19-1, 10 KOs) parecia em boa forma e estava no comando durante toda a luta, mas parecia desaparecer nas últimas três rodadas.
O corajoso Mchanjo, de 24 anos (16-10-5, 6 kos), que estava em excelente condição, começou a marcar com esquerdas e direitos afiados na cabeça nas rodadas dez, onze e doze.
Lamati, que realizou os cintos de penas júnior da África do Sul e IBF, venceu o cinturão júnior de penas júnior do IBO em junho do ano passado em um encontro disputado contra Jose Martin Estrada Garcia em uma decisão majoritária, mas depois depois depois abandonou o cinto.
Undercard
Bantamweight: Mawanda Mbusi W RSF 5 Abel ndava.
Bantamweight: Sinekosi Mlotshwa Draw 6 Akani Samba.
Middleweight: Wade Groth W 6 Dido Mukaya (DRC).