
Por Mauricio Sulaimán
Filho de José Sulaimán / Presidente do WBC
Tijuana se vestiu no último sábado, abrigando uma das brigas mais esperadas da história do boxe feminino quando Jackie Nava lutou contra Mariana Juárez.
Esses dois guerreiros deram ao México muitas emoções ao longo de seus muitos anos de estrelas no ringue.Múltiplos campeonatos mundiais, com domínio absoluto nas classificações de televisão em todas as ocasiões;Ambos têm um boxe decente e demonstraram o poder das mulheres.
Jackie, de Tijuana;O Barby, da Cidade do México, em uma combinação explosiva que nos lembra Erik Morales contra Marco Antonio Barrera.Erik escolheu ajudar o farby e estava em seu acampamento para esta luta histórica.
Vinte anos atrás, o palco viu Erik apoiando Ana María Torres em seu canto, enquanto Marco Antonio Barrera estava no farby.Naquela ocasião, o guerreiro Torres derrotou Mariana em uma batalha sensacional na Cidade do México.
Essa luta foi absolutamente maravilhosa.Uma demonstração de boxe clássico, velocidade e combinações precisas deram a Jackie a vitória esmagadora, mas, por outro lado, Mariana lutou com um tremendo coração e uma determinação inabalável até o último segundo da rodada final.Com alto nível técnico e competitividade, era sempre perigoso.
Jackie Nava foi o primeiro boxeador a vencer o cinturão do World WBM campeão precisamente por 15 anos, e hoje ela é a vencedora do mais alto troféu de boxe: The Diamond Belt, que desta vez foi feito de couro rosa reconhecendo, juntando -se e honrando a consciência mundial campanha sobre câncer de mama.
Infelizmente, após um cancelamento de voo, eu não poderia estar presente, deixando -me preso em Porto Rico, onde participei de uma reunião histórica com os presidentes dos outros três órgãos governamentais do mundo.
* * *
A reunião dos quatro presidentes (WBC, WBO, IBF e WBA) em San Juan, Porto Rico, foi muito produtiva e esperamos que você obtenha acordos importantes para o desenvolvimento do boxe no curto, médio e longo prazo.a longo prazo.
Estou muito feliz com o resultado desta viagem de relâmpago a Porto Rico, Land of Champions, onde conheci Francisco Valcarcel, Daryl Peoples e Gilberto Jesús Mendoza.Foi uma reunião aberta a mudanças, respeitosa e sob o entendimento de que a unidade é necessária para alcançar acordos que fornecem benefícios de boxe.
* * *
Olhando para o futuro, a semana da luta principal de 2021. Saúl Canelo Álvarez começou uma cruzada em dezembro do ano passado com o objetivo de unificar a divisão super média e conquistar os quatro cintos.
Há uma rival final: Caleb Plant, FIB Champion.A luta pegou em todo o mundo após o incidente na conferência de imprensa em Los Angeles quando, na cara a cara, os espíritos foram aquecidos e ocorreu uma briga perigosa.
Parece haver uma tendência desses eventos infelizes no prelo e em conferências de pesagem.Algo deve ser feito para acabar com isso.É perigoso, as lutas estão ameaçadas e as pessoas inocentes podem se machucar quando as lutas explodem.
* * *
O cinto Teotihuacán será um troféu especial para o vencedor de Canelo vs..Planta, fechando o ciclo de 2021 comemorando a diversidade de culturas do estado do México e começará a busca pela cultura mexicana que brilhará nos prêmios nos dias 5 e 5 de maio.16 de setembro de 2022.
Até agora, houve 10 cintos emblemáticos desde 2017. Esses troféus especiais atraíram a atenção de todo o mundo por sua beleza requintada e pelo grande significado que cada um tem, oferecendo um pedaço do México como um presente para o mundo.
Estas são as descrições de cada uma:
- Huichol, maio de 2017: Canelo venceu Chávez Jr.
- Huichol, setembro de 2017: Desenhe entre Golovkin e Canelo.
- Chiapaneco, maio de 2018: Golovkin derrotou o martiro.
- Chiapaneco, setembro de 2018: Canelo venceu Golovkin.
- Maya, maio de 2019: Canelo derrotou Jacobs.
- Maya, setembro de 2018: Fury derrota Wallin.
-Mazahua, maio de 2020: Dedicado aos heróis da humanidade durante a pandemia covid-19.
- Otomí, setembro de 2020: entregue a Julio César Chávez por sua carreira, durante sua luta contra Jorge Arce.
- Mestizo, maio de 2021: Canelo derrotou Saunders.
- Teotihuacán, setembro de 2021: é reproduzido em 6 de novembro entre Canelo e Planta.
Você sabia ...?
A luta que projetou Julio César Chávez foi o estrelato quando ele derrotou o porto -riquenho Edwin Rosario.México vs. Porto Rico é uma das rivalidades mais emblemáticas do nosso esporte.
Essa luta teve muitos problemas de memória.Essa é a origem da banda vermelha tradicional na cabeça de julho, já que, de acordo com Eddie Mafuz, treinador da equipe de Don King, Rosario estava fascinando Chávez e tinha uma foto dele em um cubo de gelo.Mafuz sugeriu que JC saia para o ringue com algo vermelho para neutralizar a bruxaria.
Naquela noite, Mike Tyson subiu para a esquina com Rosario;Então ele se tornou admirador e amigo do grande campeão mexicano.Além disso, naquela noite, Bruce Willis estava comemorando sua lua de mel com Demi Moore e esteve presente no estádio ao ar livre de Hilton para este ótimo jogo.
A anedota de hoje:
Em uma ocasião, viajei para Porto Rico com Don José.Eu tinha cerca de 22 anos e meu tio Antonio Esper também estava.Yamil Chade, que era o irmão da alma de meu pai, cuidou muito bem de nós.
A ilha é linda, possui lugares turísticos e emblemáticos, a comida é deliciosa e o tratamento é hospitaleiro e muito amigável.Uma das músicas favoritas de Don José era "My Old San Juan", e toda vez que ele podia, ele pedia que ele tocasse durante a viagem.
Depois de um jantar com pessoas de boxe, fui a uma festa no Old San Juan.Cheguei ao quarto ao amanhecer sem que meu pai percebesse, mas em duas horas eu estava pronto para começar o dia.Já no café da manhã, ele me viu e me disse: "Meu filho, você parece muito cansado, deve ser a viagem e eu carreguei e desça".
Então, meu tio Toño disse: "Não, Pepe, você não vê a ressaca!";Meu pai ficou inocentemente e perguntou ao meu tio: "Mas como faço para beber meu filho?"Isso foi Don José.
Agradeço seus comentários sobre [Email protegido]
Apoie o WBC se importa ao viajar com a Delta e Skymiles Associates