Por Ron Jackson
O Sibusiso Zingenge, de Boksburg, conquistou o título de Leve Luz Júnior do Sul em uma ampla decisão unânime de 12 pontos de rodada contra o atual campeão Phila Mpontshane, de Mdantsane, que estava fazendo a quinta defesa de seu título, no EFC Performance Institute em Fourways, Gauteng, na quinta -feira à noite.
O juiz Pumeza Zinakile marcou a luta por 120-107 e os juízes David van Niewenhuizen e Simon Mokadi tiveram 118-109 e 120-109.
Zingange melhorou seu recorde para 17-5-2, 4 KOs, e o recorde de Mpontshane caiu para 15-3, 6 KOs.
Em uma luta ruim, com muita coisa e empurrando o árbitro Tony Nyangiwe, teve um trabalho duro para se separar e avisar os dois lutadores por toda parte.
Ambos os lutadores saíram rápido no sino de abertura jogando socos com muito pouco nele no final da rodada, mas depois disso a luta se tornou um caso agitado com o Zingeange, o mais forte ao longo
Mpontshane parecia estar cansado de lutador e, na terceira rodada, o árbitro deduziu um ponto quando ele deu um golpe baixo
Através das rodadas quatro a seis, a luta continuou com Mauling e Pushing, enquanto Zingeange marcou um knockdown que parecia mais um empurrão do que um soco.
Na nona rodada, o novo campeão caiu novamente de um golpe baixo, mas através das rodadas dez a doze ele dominou quando Mpontshane terminou com um olho esquerdo inchado.
Undercard
Em uma luta feminina, Simangele Hadebe venceu em pontos mais de dez rodadas contra o Halimi Vanjabei, da Tanzânia, para conquistar o título vago de peso mosca de Abu.
Na luta de abertura da noite, o meio-médio Darren Rossouw marcou uma vitória técnica da sexta rodada sobre o Thembani Mahlanga.
Em um encontro de peso penas de perto, Sithembiso Maduna venceu em uma decisão de seis rodadas contra Abdul-Aziz Kunert e o presente de peso médio júnior Bholo também venceu em uma decisão dividida de oito rounds contra Denis Mwale